
Quando falamos em importação de produtos para empresas, é importante deixar claro que esse processo envolve a compra em grande escala. Ou seja, é necessário fechar um contêiner inteiro, e não fazer a compra de pequenas quantidades — prática comum em e-commerces para o consumidor final.
Mas antes que você pense que essa atividade é apenas para empresas com um grande porte, fizemos esse artigo para mostrar que as empresas de porte pequeno e médio podem também importar da China.
Para empresas que pretendem importar em uma quantidade que não chegue a fechar um contêiner, é possível compartilhar um mesmo contêiner com uma outra empresa. É o que chamamos de carga consolidada (ou LCL no meio logístico).
Saiba mais como funciona a carga consolidada e como ela pode ajudar na sua estratégia.
Como acontece na prática?
Na verdade, consolidar carga é agrupar várias cargas em um, ou até vários usuários diferentes, mas que tenham um só destino. A carga agrupada segue amparada por um conhecimento de transporte chamado “master” ou ainda “mãe” (MBL), de responsabilidade da empresa consolidadora.
No caso de uma carga consolidada, o conhecimento de transporte “master” englobará outros conhecimentos denominados “house” ou “filhotes” (HBL), cada um deles com seu respectivo endereço final.
Esta é uma prática comum para as companhias logísticas e pode ser uma ideia interessante para as empresas que desejam realizar pequenas importações para revender ou ainda importar produtos de diferentes fornecedores.
Por que a carga consolidada é vantajosa?
Os custos de transporte são diminuídos na carga consolidada, uma vez que a empresa consolidadora reúne todas as mercadorias com o mesmo destino e negocia com a transportadora de forma conjunta.
Os custos também diminuem com relação à mão de obra logística (carregamento, descarregamento, emissão de documentos e burocracias do processo). Pois, uma única empresa consolidadora organiza todo o procedimento do agrupamento das cargas.
Nesta atividade, os agentes realizarão a consolidação e a falta de consolidação dos volumes das mercadorias. As principais atividades são:
· Transporte;
· Recepção;
· Armazenagem;
· Embarque dos produtos.
Como tomar uma decisão?
Em uma importação, é importante avaliar todo o custo envolvido no processo (taxas, impostos, prestadores de serviços, armazéns, entre outros). Apesar de que importar em grandes quantidades pareça atrativo, poderá envolver custos para a empresa se ela não estiver preparada, como, por exemplo, administração do estoque que poderá ficar ocioso.
Ter a possibilidade de dividir o contêiner com outros importadores ou ainda, poder comprar em diferentes fornecedores e embarcar a carga junta no mesmo contêiner é uma ótima ideia!
Sua empresa poderá conhecer a prática internacional investindo um custo reduzido inicialmente e diversificando sua oferta de produtos.
Agora que você já sabe que a consolidação de mercadorias é possível, por que não inserir a importação no seu planejamento?
Até o próximo artigo!
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.