
Você sabia que mais de 95% das cargas comercializadas nas vendas internacionais são movimentadas através do modal marítimo?
Esse é o modal de maior capacidade de movimentação e que envolve um ótimo custo-benefício entre tempo e valores para cargas de longa distância.
O que é o modal marítimo?
Os navios de carga, barcos e outras embarcações são considerados um dos meios de transporte mais antigos. Foram importantes para a revolução industrial e crescimento organizacional.
O modal marítimo é muito utilizado principalmente após o fim da primeira guerra mundial e trouxe inovação, tecnologia e abertura de mercado.
A utilização do modal marítimo para transporte internacional é grande por causa de vários fatores.
São eles: custo do frete baixo para longas distâncias, capacidade de movimentação, diferentes trajetos e possibilidades de embarque e transporte seguro e efetivo.
Destaque do modal marítimo
Um dos destaques do modal marítimo é justamente sua organização por containers. A paletização dos contêineres é um dos fatores que torna esse modal interessante e bem aproveitado.
De forma objetiva, a paletização nada mais é do que organizar os produtos de forma compacta em cima de pallets para melhorar o transporte e manuseio das mercadorias. O palete permite unitizar a carga e facilitar o transporte e as documentações da venda.
Como o frete marítimo é contratado?
O frete marítimo é pago sempre que o comprador internacional opta por transportar suas mercadorias em navios, ou seja, via modal marítimo.
Existem diversas empresas de transportes atuando nesse segmento, então é fundamental realizar diferentes cotações para encontrar os melhores preços e condições de pagamento.
Com relação aos tipos de frete, os mais utilizados são o FCL (container fechado vindo de um outro país para o Brasil) ou ainda o frete marítimo para importação LCL/consolidado (carga que ocupa parte de um container vindo de outro país para o Brasil).
Agente de carga
Quando a empresa está iniciando suas importações, a contratação do frete marítimo acontece através de um agente de carga.
Os agentes de carga se diferenciam entre si não apenas pelo preço praticado, mas também pelos prazos, atendimento ao cliente, qualidade e segurança nas entregas – o que se mede pela reputação da companhia.
Como o frete marítimo é calculado?
Para calcular o valor básico do frete marítimo, leva-se em consideração principalmente o volume e/ou o peso do produto transportado. Porém, existem ainda outros valores que são acrescentados, como:
Taxa: corresponde a um percentual aplicado sobre a carga dependendo, por exemplo, do seu volume, peso, preço ou grau de periculosidade.
Sobretaxa: equivale a uma percentagem relacionadas às despesas da navegação, combustível do navio, mão de obra envolvida, rota, custos portuários, entre outros.
Existem vários tipos de taxas e sobretaxas, muitas delas incidentes em qualquer operação de transporte marítimo, outras específicas de determinadas movimentações ou produtos.
Quais as principais taxas e sobretaxas do frete marítimo?
Seguindo este tema, quais são as principais taxas e sobretaxas trabalhadas no frete marítimo internacional?
Taxa mínima: Refere-se ao menor valor que entrará no custo do frete marítimo. Está relacionado a volumes pequenos (inferiores a 1 tonelada ou 1 metro cúbico).
Taxa para volume de grande dimensão: Se o volume do produto ultrapassar 12 metros, incidirá essa taxa para qualquer que seja seu peso (mesmo no caso de um produto leve).
Taxa sobre volume pesado: Incide sobre a carga que apresenta excesso de peso, ou que necessite de equipamento ou mão de obra especializada na sua movimentação no navio. É cobrada tanto no embarque como no desembarque.
Taxa adicional de porto: É cobrada quando há necessidade de embarcar ou desembarcar a carga em um porto secundário ou fora de rota.
Sobretaxa por congestionamento: Esse valor é cobrado nos portos que têm uma movimentação muito intensa, fazendo com que o navio demore a atracar.
Taxa de seguro: Incide sobre o frete e tem por objetivo garantir que as mercadorias cheguem a seu destino com segurança e em perfeito estado.
Tipos de frete marítimo
No frete marítimo temos algumas opções. Conheça:
Frete pré-pago (Freight prepaid)
O frete pré-pago significa que o frete será pago imediatamente após o embarque para retirada do comprovante de embarque (chamado de BL ou Bill of Lading no embarque marítimo). Normalmente ele é pago no local ou país de embarque.
É comum associar o frete pré-pago aos Incoterms (Termos Internacionais do Comércio), naquelas condições em que o frete é por conta do vendedor
Frete pagável no destino (Freight payable at destination)
É quando o frete é pago pelo importador, na chegada ou retirada da mercadoria no porto marítimo.
Tipo de Frete a pagar (Freight collect)
Nesta situação, o pagamento do frete poderá ocorrer em local diferente daquele de embarque ou destino. O frete pode ser pago em qualquer parte do mundo, sendo que o armador será então avisado pelo seu agente de carga sobre o recebimento do frete e após a liberação da mercadoria em questão.
Conclusão
Como tudo nesta vida, e com o comércio exterior não seria diferente, o frete marítimo possui vantagens e desvantagens no seu uso. Na logística, para embarques acima de 700 km, consideramos o modal marítimo vantajoso pela sua maior capacidade de carga, menor custo de transporte e facilidades de transporte de diferentes produtos.
Se nas suas importações você tiver dúvidas sobre a contratação do frete marítimo, conte com a maior empresa de consultoria em importação do Brasil: Asia Source Brasil.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.