
Importar eletrônicos da China é uma prática comum. Neste artigo trazemos os principais pontos que envolvem este tipo de importação.
Importar produtos da China traz inúmeras vantagens para a empresa importadora, devido ao preço baixo, qualidade e, acima de tudo, custo benefício causado pelo baixo custo de produção no país asiático.
A importação de produtos tem o potencial de levar seu negócio para um outro patamar, aumentando o mix de produtos oferecidos pela sua empresa e a sua competitividade diante da concorrência.
Antigamente a China era conhecida por fabricar produtos de baixa qualidade e copiados, mas atualmente o país é responsável por produzir marcas que crescem no mundo inteiro como Xiaomi e Huawei, por exemplo.
Tributação e Logística
A respeito dos custos alfandegários, o primeiro imposto que o importador vai encontrar aqui é o de importação, onde podem ser cobrados até 60% do valor total (valor alfandegário), calculado pela soma do valor do produto, acrescido do frete e do seguro.
A vantagem é que se esse eletrônico tiver uma margem de lucro agregada, o volume traz a possibilidade de justificar um frete aéreo, no lugar do marítimo, reduzindo o tempo da importação. O tempo de trânsito no modal marítimo da China para o Brasil é de aproximadamente 45 dias. O mesmo transporte no modal aéreo seria de uma semana.
Anatel e INMETRO
A Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) é responsável pela regulamentação de equipamentos eletrônicos emissores de radiofrequência, tanto nacionais, quanto importados.
Antes de comprar um produto como um celular, uma bateria para telefone, ou um modem residencial é preciso verificar se há ou não a homologação por parte da Anatel para o produto em questão.
Além dos produtos já mencionados, outros que pode ser retidos são smarts TVs, rádios de comunicação, drones, teclados e mouses sem fios, roteadores ou dispositivos que usem Wi-Fi ou Bluetooth para seu funcionamento.
Agora o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inspeciona tanto produtos nacionais quanto internacionais para verificar a segurança de acordo com as normas nacionais. A lista de produtos é ampla e inclui veículos, materiais, eletrodomésticos, brinquedos, entre outros. Verifique a lista neste link.
Caro leitor já escrevemos sobre a Anatel e o INMETRO no blog. Confira também os artigos escritos a respeito destes dois órgãos anuentes.
Diferença entre tradings x fábricas chinesas
A principal diferença entre comprar de uma trading ou de uma fábrica diretamente está na diversidade de produtos. Uma trading costuma trabalhar com diferentes produtos dentro de uma mesma linha, e isso poderá ser vantajoso caso você seja iniciante na importação.
Se o comprador possui uma alta demanda de produtos e além disso, precisa de um fornecedor que tenha capacidade de entrega de grandes quantidades por exemplo, então o melhor é comprar diretamente de uma fábrica chinesa.
A Ásia Source Brasil possui experiência em negociar com empresas chinesas. Além disso, ela inspeciona a carga tanto no embarque, quanto na chegada no Brasil, o que traz mais segurança no processo de importação.
Até o próximo artigo!
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.