
Sabemos que o comércio exterior não é mais uma escolha. Com a globalização, o concorrente da sua empresa está na sua cidade e no outro lado do mundo. Não há mais fronteiras com o e-commerce. Desta forma, você pode considerar a importação e exportação como uma estratégia interessante para a sua organização:
Aumento dos mercados atendidos (market share)
Terceirização da área de compras ou produção
Faturamento
Redução de custos
Novos produtos e parcerias
No entanto, o comércio exterior demanda esforço, resiliência e superação de desafios. Exigirá do empresário investimentos de médio prazo em sua estrutura de produção e comercialização, desenvolvimento e atualização tecnológica de produtos e melhora no controle de qualidade. Além do constante investimento em sua cadeia produtiva para garantir um produto confiável, competitivo no mercado internacional e escala de produção para atender com regularidade e eficiência os mercados interno e externo.
Principais mudanças nesta fase:
Busca por conhecimento sobre matérias-primas, novos produtos e tecnologias, sobretudo para vencer a concorrência.
Crescimento do mix de produtos oferecidos e a sua qualidade.
Investimento em inovação, marketing e comunicação assertiva com o cliente.
Preocupação com o atendimento pós-venda.
E principalmente, cresce a visão de mundo do empresário. Conhecendo diferentes países, culturas, empresas e produtos (por meio de missões empresariais, feiras e visitas) poderá originar novos negócios e serviços.
As primeiras importações e exportações serão as mais trabalhosas para a empresa, pois exigirá muita pesquisa. Pode ser interessante ter um parceiro especialista neste processo para lhe ajudar.
Na importação, busca por fornecedores de qualidade que ofereçam garantia na produção e entrega. Contratação de prestadores de serviços tanto na origem quanto no destino (frete, seguro e despacho aduaneiro). Estudo tributário, considerando possibilidades de armazenamento e benefícios fiscais.
Agora na exportação, será necessário realizar um estudo do melhor mercado (país) para adentrar as vendas internacionais. Estudar possíveis clientes e os concorrentes que lá trabalham. Entender o preço que o seu produto chegará na ponta (e se este preço é competitivo). Pensar no atendimento de assistência técnica, marketing, operacional e empresas parceiras que auxiliarão no processo.
Ufa! Bastante coisa! Será que a minha empresa está preparada? Lembre-se, para ter sucesso no comércio exterior é importante ter planejamento e bons parceiros no seu lado!
Até a próxima!
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.