
Muitas empresas quando iniciam no comércio exterior pensam logo em fazer negócios com o continente europeu ou Estados Unidos. No entanto, o Paraguai que faz divisa territorial com o Brasil, é um país menos exigente, e tem cultura e relacionamentos próximos com a brasileira.
No artigo de hoje vamos abordar justamente este importante país que também faz parte do Mercosul e é o 20º principal parceiro comercial do Brasil. Vamos conhecer mais sobre a relação comercial entre o Brasil e o Paraguai?
Tudo sobre o Paraguai
O Paraguai é um país que não possui saída para o mar e faz fronteira territorial com o Brasil, a Argentina e a Bolívia. A capital e maior cidade do país é Assunção, cuja região metropolitana é onde vivem um terço da população do país.
Como já citado, o Paraguai faz parte do bloco Mercosul, sendo um dos membros fundadores com o Brasil, Argentina e Uruguai, desde o Tratado de Assunção em 1991.
Sua extensão territorial é de aproximadamente 400 mil quilômetros quadrados, sendo um pouco maior do que o estado do Mato Grosso do Sul. Sua população é de cerca de 7,2 milhões de habitantes e o PIB per Capita de 5,414 dólares americanos. No Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Paraguai ocupa a 103ª posição, ficando atrás do Brasil que atualmente está em 84º.
Confira mais detalhes sobre o Mercosul:
De acordo com o Índice de Complexidade Econômico (ICE), o Paraguai é a 97º maior economia de exportação do mundo. O Brasil ocupa a 49ª posição neste mesmo índice. O Paraguai faz divisa com o Brasil e isso que facilita no momento de fechar uma negociação, sendo o 20º principal parceiro econômico do Brasil.
O Brasil vendeu ano passado aproximadamente USD 2,2 bilhões para o Paraguai. Obviamente, 2020 foi um ano difícil para todos os mercados e muito atípico. Desta forma, em 2020 a balança comercial entre o Brasil e o Paraguai chegou a um déficit de mais de USD 818 milhões. Ou seja, vendemos menos do que compramos do país vizinho.
Relação entre o Brasil e o Paraguai
As relações entre Brasil e Paraguai são de países vizinhos com fortes laços históricos, culturais e geográficos. Alguns exemplos que comprovam esta afirmação são a construção da Ponte Internacional da Amizade, da Usina Hidrelétrica de Itaipu e a assinatura do Tratado de Assunção que mostram o fortalecimento dos laços políticos, econômicos e diplomáticos entre os dois países.
De todo modo, o Paraguai possui uma forte característica de dependência dos países do Mercosul, principalmente do Brasil e da Argentina. Por não possuir saídas marítimas, ele acaba utilizando os portos marítimos dos países fronteiriços.
A relação entre os dois países foi marcada por bons e maus momentos. Desde a Guerra da Tríplice Aliança até a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, as relações bilaterais passaram por momentos pacíficos e conturbados.
Todavia, ambos os países são parceiros fundamentais na América do Sul e no Mercosul.
Principais produtos exportados
Ao analisar os dados da Balança Comercial de 2020, os principais produtos vendidos ao Paraguai foram:
Adubos e fertilizantes químicos
Bebidas alcoólicas
Automóveis
Inseticidas
Máquinas agrícolas e suas partes
Papel
Equipamento para distribuição de energia elétrica
Tabaco
Farelos de soja e outros alimentos para ração de animais
Economia do Paraguai
Seguindo traços semelhantes aos do Brasil, a economia do Paraguai sempre girou em torno da agricultura e da pecuária. Até hoje, a criação de gado bovino é forte no país sul-americano.
Por lá existem plantações de mandioca, de cana-de-açúcar, de café, de milho, mas o carro chefe atual da agricultura paraguaia é a soja. A produção de soja é dominada por imigrantes brasileiros, principalmente nas regiões que fazem fronteira com o Brasil.
Investimento e crescimento
Nos últimos anos, ao contrário da tendência que tomou conta dos países latino-americanos, o Paraguai deslanchou no sentido econômico, causando até mesmo inveja para os seus vizinhos mais próximos – assim como o Brasil. Alguns empresários brasileiros começaram a ver o país com outros olhos e abriram unidades fabris no país.
Apesar do Paraguai ter uma economia voltada para um modelo liberal de mercado, outro ponto que fica evidente na economia paraguaia é uma política de economia informal, que atrapalha o crescimento do país como um todo.
Desde o governo de JK, o Brasil investe no desenvolvimento da infraestrutura paraguaia. Exemplo disso, vemos nas cidades que fazem fronteira com o país e com as grandes obras realizadas em conjunto, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, que oferece 17% da energia elétrica consumida pelo Brasil e cerca de 80% consumida pelo Paraguai.
Ficou curioso sobre este país? Sua empresa já investe no comércio exterior? Conte com a maior consultoria em importação do Brasil, conte com os serviços da Asia Source Brasil.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.
© 2025 | Asia Import — CNPJ 32.841.631/0001-20 • Todos os direitos reservados.